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A qualificação profissional técnica já não é suficiente para o mercado atual.

Foto do escritor: BelloniBelloni

A qualificação profissional técnica já não é suficiente para o mercado atual. Segundo o Fórum Econômico Mundial, as habilidades essenciais do futuro serão, sem exceção, comportamentais. De fato, o conhecimento técnico ainda é e seguirá sendo muito importante. Mas decorar fórmulas e nomenclaturas muito, em breve, não fará mais sentido num mundo onde um clique bastará para obter informações.


No mercado de trabalho, a velocidade da mudança será tão rápida que o prazo de validade para as habilidades técnicas será curto. Por isso, a aposta para o desenvolvimento do profissional do futuro deve ser em características mais comportamentais, que serão sempre necessárias.


Sendo assim, como podemos nos preparar para essa realidade? É o que veremos a partir de agora. A seguir, listamos as características do profissional do futuro, sugestões para se desenvolver nesse caminho e o que o TEDx diz a respeito do assunto.


Quem é o profissional do futuro?


O profissional do futuro é aquele que consegue se adaptar a novas realidades e sobreviver em um mercado que, constantemente, o coloca à prova. O profissional do futuro vai muito além do especialista em uma área, que sabe a resposta para qualquer pergunta. Ele pode não saber de tudo, mas está disposto a aprender, a se doar e a evoluir ao longo da carreira.


Por falar nisso, o profissional do futuro não está necessariamente em uma das profissões consideradas de sucesso nas projeções. Ele também não precisa largar tudo o que já estudou para mudar de carreira. No segmento em que atua, ele pode encontrar os caminhos de uma nova trajetória profissional.

As características comportamentais mencionadas pelo Fórum Econômico Mundial já oferecem praticamente um raio X do profissional do futuro.


Resolução de problemas complexos

Uma empresa à beira da falência, um aplicativo promissor que não sai há anos, uma equipe que não se entende: são diversos problemas complexos com que um profissional se depara no mercado. A habilidade de resolvê-los enquanto ninguém vê saídas o coloca em destaque e aumenta seu valor aos olhos do empregador.


Pensamento crítico

Uma pessoa que acata qualquer ordem e não questiona decisões pode ser fácil de lidar. Mas ela definitivamente não se encaixa no perfil do profissional do futuro. Há que se ter pensamento crítico para chegar às melhores respostas, se debruçar sobre problemas, considerar hipóteses, entre outras condutas.


Criatividade

Uma das principais habilidades que distanciam os robôs de seres humanos é a criatividade. Enquanto as máquinas podem levar a soluções sempre iguais, o profissional consegue enxergar novos horizontes para encantar a audiência. Ele usa de suas vivências para agregar inovação, criando produtos e serviços diferenciados.


Gestão de pessoas

Mesmo quem não assume cargos de liderança precisa entender os princípios dessa habilidade. Assim, consegue fazer a gestão de conflitos dentro da equipe, identificar oportunidades que se encaixam melhor a determinados colegas e a delegar. Dividir responsabilidades é essencial para bons resultados em uma empresa.


Coordenação

Colaborar e facilitar processos são algumas das competências de bons líderes — e que se relacionam bastante com a coordenação. Ela também inclui a capacidade de se organizar para que tarefas não se percam, e prazos sejam cumpridos com maior eficiência.


Inteligência emocional

Saber lidar com as emoções próprias e de terceiros contribui para um bom relacionamento na equipe, entre outras vantagens. É essa característica que impede mal-entendidos, ruídos de comunicação e queda de produtividade. Ter uma escuta ativa e respeitar o momento dos outros são caminhos para alcançar a inteligência emocional.


Poder de decisão

Muitos cenários exigem uma tomada de decisão rápida, segura e certeira. Os impactos de uma escolha ruim afetam tanto o profissional quanto todos à sua volta. Para encontrar soluções, vale ter calma e pensar em ângulos variados da questão. Agir antes de suas considerações, somente pelo impulso, nem sempre é uma boa estratégia.


Orientação de serviços

Temos a oferta de produtos cada vez mais multidisciplinares, com objetivo de atender a necessidades e demandas diferentes. Isso requer a contribuição de muitas áreas e conhecimentos para encontrar os melhores resultados. O profissional do futuro se orienta por esse propósito, a fim de alcançar uma experiência de sucesso para sua audiência.


Negociação

O profissional do futuro encontra a negociação em diferentes estágios de sua carreira. Seja para conseguir um aumento salarial, seja para converter novos clientes, seus resultados são melhores com investimento nessa habilidade. O poder de persuasão, aqui, é um excelente aliado, a fim de encontrar pontos em comum e chegar a acordos válidos para ambas as partes.


Flexibilidade cognitiva

A habilidade de fazer conexões para encontrar soluções diferentes para um mesmo problema se liga bastante a muitas características anteriores. O famoso “pensar fora da caixa” é capaz de diferenciar um profissional no mercado e torná-lo um ativo ainda mais valioso para a empresa em que atua. Repertório diverso de conhecimentos e exercitar a cognição são condutas essenciais para esse fim.


Ao perceber essa realidade cada vez mais latente no mercado de trabalho, a Belloni consultoria lança um curso feito para você que busca obter capacitação comportamental e melhorar seus resultados profissionais. Conheça o Método Hórus Leader Coach.



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